A EMBLEMÁTICA E SALVADORA PONTE DO RIO VERDÃO.
RIO VERDÃO, importante rio do Sudoeste Goiano, caudaloso, piscoso ótimos pontos de banho, mas fraco em navegação, devido vários pontos de pedras. Nasce na Serra do Caiapó em Caiapônia-GO, próximo as terras do Grupo JHS e um pouco mais distante do Povoado do Planalto Verde, desce banhando os municípios de Montividiu, Rio Verde, Paraúna, Acreúna, Santa Helena, Turvelândia, Maurilândia e Castelândia, onde sua foz deságua no Rio dos Bois a cerca de 1km acima da Ponte desde sobre a Br-452.
Nos anos da décadas de 50 a 70, não existia Acreúna e em Turvelândia, o município confrontante era Paraúna, mas iniciou-se o povoado de Arantina (55km de Shego) com aquisição e aberturas de terras do Sr. Altino Arantes e depois o Sr. Antônio Rocha, dois megas fazendeiros, e logo outro povoado de nome Formosinha (referente ao Córrego da Formosinha) há 25km de SHEGO, tornando essa região muito ligada a SHEGO do que Paraúna que ficava a 80-100km de distância. Com o crescimento de Shego, plantando Arroz, Milho e especialmente pós 1967 com o Algodão, muitos Paulistas da Alta Mogiana e Mineiros do Triângulo Mineiro se alocaram nesta imensa riqueza agrícola que se destacava do resto do Estado.
Nossa região tinha maior dependência Comercial com Uberlândia e Uberaba do que a própria nova capital Goiânia, prova disto foi a construção de uma Industria Algodoeira na entrada dela as margens da Br-060, melhorando a relação interior-capital, antes o algodão especialmente ia para Uberlândia, Ituverava-SP. Assim, não só Arantina e Formosinha, mas também o povoado da Pirraça (futura Turvelândia-referência ao Rio Turvo), Distrito de Garimpo (Maurilândia - em homenagem ao Gov. Mauro Borges), Povoado de Castelândia (referência ao Rio Castelo), Povoado Riverlândia, Povoado de Lagoa do Bauzinho (vasta Lagoa do Baú do Cerrado), Povoado de Ouroana (do fundadores Sr. Ouro e Sra. Ana), Povoado do Quinô (do fundador José Quinô) e Povoado do Pito Acesso (futuro Santo Antônio da Barra - cidadão ia para Rio Verde e ascendia o "Pito", mas logo a frente já estava só no "Quimba", ponto que virou Povoado também, na confluência da BR-060 com a GO-247), muitos fazendeiros recém chegados tinham suas terras nesta vasta e rica região, mas moravam em SHEGO onde tinha escolas, comércio de secos e molhados como de inúmeras maquinas de arroz e malaquizadora de arroz também e com isso e com isso foi-se incrementando essa relação e dependência a lembrar que a região de pior acesso era essa para transpor o Rio Verdão, a balsa era pequena, uma rampa forte do lado de SHEGO para romper pós rio e às vezes a falta de funcionário e ou sua morosidade para atender o viajante fora uns pontos negativos que se destacava o Partidarismo político fazia às vezes acelerar a viagem com companheiro e o retardamento do adversário político outras vezes e as promessas de melhorar ou construir uma ponte, nunca se realizava. Dai com a Gestão 1977-83 de ANTÔNIO GARCIA, o modo de planejar e trabalhar em prol do contribuinte foi ganhando solidez, o ótimo relacionamento do Poder Municipal com a Gestão do então Gov. Irapuan Costa Júnior, foi abrindo portas, transformando as necessidades em plena realizações e após o término do segundo ano de mandato, com as bases financeiras sólidas a Prefeitura lança a audaciosa construção da maior ponte erguida por uma Prefeitura, foram Cr$20.000.000,00 (vinte milhões de cruzeiros onde 75% recurso municipal e outros 25% recursos estaduais deixados alocados no último ano do Irapuan no governo, a Prefeitura de Paraúna em nada contribuiu, mas os produtores da região e em uma especial menção ao Senhor "MARCIANO GOMES", vulgo "Marcianinho", fazendeiro do outro lado do Rio , confrontando com a ponte pela esquerda o qual não mediu esforços em ceder suas terras para escavações e retirada de terra e cascalho para formação do aterro de acesso a ponte. Sr. Marcianinho junto com o Governador Irapuan, descerraram as placas de inauguração.
Na inauguração desta ponte o outro lado já pertencia ao novo município de Acreúna na Adm.: de José Nêgo, o qual se fez presente com sua equipe, sendo que após esse evento o mesmo fez uma grande saudação ao Prefeito Antônio Garcia, pois o mesmo contribuiu maciçamente com Máquinas, Caminhões, Equipamentos nos primeiros dias de sua administração, abrindo ruas, limpando ruas, lotes e cascalhamento e manutenção da estrada que liga a divisa passando por Formosinha e até a Arantina, executando o traçamento urbano que tanto a cidade precisava para seu início e posteriormente foi homenageado como "CIDADÃO ACREUNENSE".
Essa ponte, teve os seguintes destaques:
Prefeito Municipal: ANTÔNIO GARCIA
Governador: Dr. IRAPUAN COSTA JÚNIOR
Construtora: ENSA S.A.
Início da Obra: 01 de Setembro de 1.979.
Término da obra: 31 de Janeiro de 1.980.
Acesso de veículos: Fevereiro de 1.980.
Inauguração Solene: 20 de Outubro de 1.980.
Período de Construção: 6 meses.
Verba Municipal: Cr$15.000.000,00.
Verba Estadual: Cr$5.000.000,00.
Comprimento: 147m
Pista dupla: 6,0 m
Fotos:
-Construção- Adiante SHEGO e no alto da foto o município de Acreúna.
Produtor Rural Sr. Marciano Gomes e Ex-Governador Engº. Civil Irapuan Costa Júnior.
-Dep. Est. Wander Arantes de Paiva,
- Engº. Civil. João Batista Vêncio,
- Ex-Prefeito Gessé Aguiar e Silva,
- Presidente da ARENA Sr. Zeca Tobias.
- Presidente da Câmara Vereadores Sr. Elpídio Nunes "Branco Nunes".
-atrás do Wander, Dep. Fed. e Secretário de Estado Dr. Osmar Xerxes Cabral ,
- entre Gessé e Zeca, Produtor Rural José "Zezinho Bagageiro",
- após Elpídio, vê-se Hélio Barros e esposa Gildamar (Cunhado do prefeito), Sr. Marcianinho e Prefeito Municipal Antônio Garcia.
Presenças:
Prefeito de Acreúna José Nego
Vereadores de Santa Helena
Fazendeiros, população e empresários da região onde citamos Sr. João Viana, Sr. Áureo Bueno, Sr. Antônio Nogueira, Sr. Filó da Nana.
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