ANTONIO GARCIA - AGRICULTOR POR AMOR!
Como Prefeito organizou a SEMANA RURALISTA, evento este que depois de longa data se tornaria a base da Exposição Agropecuária da cidade.
Ate o ano de 1997 era a cultura mais importante do município, onde se plantava algo de 30.000Há. Existia 11 Algodoeiras dentre as quais:
1-Sílvio "União" (a melhor infra-estrutura),
2-Lopes (segunda a ser montada),
3-Piva "Planalto"
4-Áureo (antiga do Grupo SANBRA),
5-Alcides "Sama" (primeira a ser montada do Baquit),
6-Lauro "Salmon",
7-Banana (Antiga do Grupo Fugiwara),
8- Lobinho,
9-Celsinho (Antiga do Paulo Anastácio),
10-Celismar,
11-Valtuides (A mais nova).
Fazenda Prata. Era de sociedade com o amigo Aníbal Rezende. Sofreu 2 perdas de terra para a BR-452 e depois a GO-164. As quais trouxe grande progresso para nosso município e região. Primeira área de Algodão plantada em 1972 por Antonio Garcia. Fazenda esta permutada depois com a Família Ferreira (Deocleciano e João Anastácio) pela Fazenda Água Emendada.
Fazenda Água Limpa, do amigo Sílvio Vasconcelos dono da Algodoeira União. Era uma parceria de Arrendo e entrega de produto. So aqui era uns 350há de Algodão. Fazenda completa com terreirão para secagem do algodão, Oficina, Galpão de insumos. Paiou de milho. Chiqueiro de porcos. Curral para tirar leite. Pomar imenso. Represa. Energia. Casa sede com 12 cômodos, mais 37 casas de colônia para os trabalhadores agregados. Margeia a rodovia vicinal GO-407 e a 7km da cidade. Foram 5 anos de parceria.
Fazenda Água Limpa com sua bela sede. Aqui eu na Monark/Monareta, Sílvia, Renato, Saudoso Tio Fernando, Simone e Tia Selma. |
Meu Herói.
A prima Binha sentada na base da cisterna, prestando atenção na fala do Tio Fernando o qual saboreava um frango caipira igual do cunhado Antônio Garcia que já no modo tradicional saboreava um com as mãos mesmo. No fundo, no pé da mangueira um rego de água onde brincava toda a meninada.
Paraúna, região do Rio Preto, Fazenda do Sílvio da "União", aqui se plantava Milho, Sorgo em área de difícil acesso nas águas.
Fazenda Sete Lagoas, hoje dos Vicentini. Acesso difícil também, mas fazenda excelente de terra e clima. Localizada no centro da região da 7 Lagoas, próximo do Vilarejo Tocozinho e da Antiga Venda do Zicão. Tinha uma Sede nova com casa enorme e um antigo engenho de cana tocada a boi. Anos de 77-79, depois foi vendida quitando dívidas de algodão.
Fazenda Água Emendada. Nas cheias das águas esse córrego se forma vindo das terras do Sr. Jaime Jsutino e deságua na outra vertente que é o Córrego da Águe Emendada. Fartura demais. Aqui o GARCIA vistoriando a bela lavoura de Milho.
Comentários
Postar um comentário